Conheça nossa história

Nossa ARLS Seguidores da Arte Real nº 107, sonho concretizado pelo abnegado trabalho de corações bem formados, que ao comemorar nesta sessão especial o seu trigésimo (30º) natalício, nos faz faltar palavras para exaltar este momento de incontestável alegria. Porque se formos retroceder no tempo, certamente iremos constatar o quanto deve ter sido difícil concretizar a sua existência.



Mas como diz muito bem a sabedoria oriental de que: “As grandes caminhadas começam sempre com os primeiros passos”, os passos foram dados significativamente largos por aqueles onze (11) Irmãos egressos da nossa Coirmã, Oficina Mãe e Garante de Paz e Amizade, ARLS Paulo Elpídio nº 55, que capitaneados pelo irmão João Evangelista de Sousa, em pouco mais de três meses de funcionamento provisório por lugares dispersos, compraram o terreno e começaram a edificação deste Palácio que hora nos abriga.



Autorizada para funcionar definitivamente por Ato do então Sereníssimo Grão-Mestre João Lima dos Santos, sob o compromisso de que mais tarde não fosse se abrigar nas dependências da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, como já havia acontecido com outras lojas que surgiram na periferia desta urbe, a nossa querida Oficina começou a construir sua história. Desde então, já se passaram trinta (30) anos que a nossa aniversariante tem conseguido palmilhar o seu caminho sempre abrigada em seu próprio templo, graças à força de vontade de extraordinários Irmãos, alguns já morando no Oriente Eterno, tais como, Adrião Fernandes Rêgo, João de Deus, Herádio, Artur Cortês, Raimundo Ferreira Lima, José Bezerra, Felismino Nogueira Mendes e Raimundo Nonato Marques Barbosa em parceria com as coirmãs que aqui se reúnem e da nossa Mui Respeitável Grande Loja. Seguidores da Arte Real Nº 107 Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará



Se não eis uma majestosa estrela a brilhar na grande constelação das ARLS que se abrigam sob o manto circunscrito da Nossa Mui e Respeitável Grande Loja, nós nos penitenciamos a estarmos sempre prontos a ti fazer brilhar como preito de gratidão àqueles que com trabalho e determinação te idealizaram e te edificaram para seres uma escola de formação de “operários construtores do bem-estar da humanidade”. (Neste momento será passada a palavra ao ir. Que dará mais detalhes do início de nossa história). Durante sua existência, a nossa querida nataliciante já passou pela administração de treze (13) Veneráveis Mestres, todos com a sua peculiar maneira de administrar, mas sempre com o cuidado de preservar o compromisso de forjar a elevada moral dos irmãos, ensinar a prática das virtudes e a respeitarem a trilogia da nossa Sublime Ordem.



O primeiro foi JOÃO EVANGELISTA DE SOUSA, seu idealizador e principal fundador. Guindado ao cumprimento de três mandatos, durante os quais também aprovou a oficialização do nome do Palácio Maçônico Sereníssimo Grão Mestre NATHANIEL CARNEIRO NETO, a quem coube à época a SAGRAÇÃO deste TEMPLO, mas também porque foi considerado um dos nossos grandes benfeitores. Instituiu a Comenda Sereníssimo Grão-Mestre JOÃO LIMA DOS SANTOS, como a maior honraria a ser concedida por nossa Loja àqueles que profana ou maçonicamente tenha prestado relevantes serviços a Universal Maçonaria e/ou a humanidade em geral. Durante a gestão do Venerável Irmão GERALDO BARBOSA DA SILVA, foi concluída a primitiva edificação do nosso Palácio e em boa parte com os seus próprios recursos financeiros e o auxílio de trabalho físico de abnegados irmãos.



Na do Venerável Mestre EDIVALDO DE SOUSA BEZERRA, foi elaborado o projeto de reforma e aformoseamento deste Palácio, concretizada durante o Veneralato do Irmão Seguidores da Arte Real Nº 107 Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará EDILSON GOMES DE LIMA, sob o patrocínio da Nossa Mui e Respeitável GRANDE LOJA, além de levar a nossa Oficina a um grande progresso, numérico, ritualístico e isotérico-filosófico sem precedente. Durante a Venerança do Irmão EDUARDO TEIXEIRA LIMA, iniciou-se um ciclo de ensinamentos maçônicos com vista a dotar os Irmãos de conhecimentos histórico-filosóficos, cujas administrações seguintes vêm procurando preservar e inovar.



O Venerável Irmão FELISMINO NOGUEIRA MENDES, que o sucedeu, por problema de saúde e já morando no Oriente Eterno, cumpriu apenas meio mandato, seguindo-se o restante do cumprimento do mandato pelo Venerável Irmão também in memoriam NONATO BARBOSA, que se empenhou na pacificação e harmonia da Loja, e por contar com a substancial ajuda e compreensão de todos os Irmãos foram criadas as condições para que a Hospitalaria passasse a adotar uma política de constante materialização da beneficência maçônica, aprovou a homenagem ao saudoso Ir. Raimundo Ferreira Lima dando o seu nome para o nosso Templo, concluindo o mandato por entregar a Loja harmônica e pacificada ao Veneralato do Irmão JOSÉ CARLOS COSTA DA SILVA, cuja marca de sua administração foi o efetivo zelo com o aprendizado maçônico em todos os sentidos, adotando e inovando as práticas do seu mentor, o Irmão Eduardo Teixeira.



Passamos a décima (10ª) Administração, sob o comando de um dos filhos de sua primeira iniciação, Venerável Irmão LAURO DUARTE BALBINO, que desde os primeiros dias de seu mandato, demonstrou constante preocupação em interagir com as Coirmãs da Jurisdição e outras Potências Maçônicas, através das visitas, com o crescimento numérico da Loja, mais, sobretudo com o seu patrimônio, ao concretizar a ideia do Irmão Nonato Barbosa, a quem coube à elaboração do Estatuto e o Regimento Interno da Prefeitura deste Palácio e seu primeiro Prefeito, Prefeitura esta instituída com a adesão de todas as coirmãs que aqui também se reuniam a época (As ARLS Acácia Deus e Independência nº 116, Vale do Hermon nº 105 e Luz de Belém nº 129), para cuidar especificamente do Patrimônio do Palácio e terminou o seu mandato contando com a sensibilidade do nosso a época Sereníssimo Grão Mestre, Irmão ETEVALDO BARCELOS FONTENELE, que nos brindou com um moderno sistema de refrigeração para o Templo e fundou a Galeria dos Ex-Veneráveis.



Passamos a décima primeira (11ª) Administração sob o comando do Venerável Irmão Seguidores da Arte Real Nº 107 Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará PAULO GOMES DE AZEVEDO, que seguindo os passos de seu antecessor, manteve a loja harmônica e procurou engrandecê-la numericamente. A Décima segunda (12ª) administração coube novamente ao Ir. LAURO DUARTE BALBINO, cuja preocupação com a quantidade e qualidade do quadro da Loja se somou os feitos materiais de mudança de todas as cadeiras do Templo e a construção do decke nomeado de Recanto da Fraternidade destinado aos eventos regados a churrascos. A Décima terceira (13ª) Administração, ficou a cargo do Venerável Irmão HOSANAN ALENCAR, cujo mandato se prenunciava a ser significativamente profícuo, principalmente pela preocupação material do Palácio com inovação material já representada pela nova mobília do Salão de Banquetes. A Décima quarta (14ª) administração fica a cargo do Venerável mestre JOSÉ CÂNDIDO SOBRINHO.



Com a sua peculiar forma de governo o mesmo foi responsável pela atualização visual a criar um emblema atualizado para nossa oficina, bem como um novo modelo para nosso estandarte. Entregue o malhete maior a nosso atual venerável mestre, irmão EDILTON MARINHO, coube ao mesmo governar nossa oficia em meio a pandemia de covid 19 que assolou o mundo inteiro, perdemos o contato físico, porém o espírito da verdadeira fraternidade venceu, e ao retorno dos trabalhos presenciais podemos encontrar irmãos imbuídos de vontade e determinação para continuar os nossos trabalhos até o dia de hoje.



É por toda esta tua história, querida nataliciante, escrita com letras de ouro a resplandecer em nossos corações como um primado de bem querer a Universal Maçonaria e imortalizada por um dos teus extraordinários feitos em prol da educação de crianças carentes desta Comunidade, registrado no Livro: “História da Maçonaria Cearense”, que te almejamos uma existência cada vez mais profícua, para honra e gloria do G.A.D.U e incomensurável alegria daqueles que te idealizaram e te consolidaram, com os nossos efusivos parabéns pela passagem do teu trigésimo (30ª) aniversário.



 



Vossas Ordens foram Cumpridas Venerável Mestre